quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bibliografia Anotada

1º Texto: Envolvendo os alunos na gestão da sua própria aprendizagem
Autora: Malinka Ivanova & Tatyana Ivanova - Profª da Universidade Técnica - Sofia
http://www.elearningeuropa.info/pt/article/Envolver-os-estudantes-na-gest%C3%A3o-da-sua-pr%C3%B3pria-aprendizagem (postado - 21/09/2010 e acessado - 18/10/ 2011)

As autoras abordam a importância de se desenvolver habilidades e competências para gerir o próprio estudo. Faz referência a urgência, da Universidade, dotar seus estudantes de ferramentas que promovam o aprendizado ao longo da vida no sentido de manter-se atualizado no percurso da carreira. Cita a experiência de aprendizagem de usar a página Netvibes e as vantagens da utilização desse recurso no contexto das estratégias de ensino e solução técnica, implementando um modelo para comunicação entre o Sistema de Gestão da Universidade Learning Management System (LMS) e Personal Learning Environment (PLE).

O texto aborda o acompanhamento da construção do PLE pelos estudantes de Ciência da Computação e Eletrônica em que verifica-se o uso do Netvibes no contexto de aprendizagem de modo a buscar nessa ferramenta, contribuições para facilitar a gestão dos estudos.

As autoras deixam claro que um PLE precisa fornecer ferramentas necessárias à construção da aprendizagem autodirigida, bem como à facilidade de interação entre os membros em questão.

Quanto à relação do PLE e o Netvibes é tão somente para facilitar o trabalho do aluno quanto à seleção das soluções da Web 2.0 no que tange aos aspectos de aprendizagem.

Fica evidente que para definir uma plataforma de PLE como extensão do LMS é necessário método e organização, contendo elementos nomeadamente fundamentais como: quadro Mashable (variedade de software); aplicativos online de fácil acesso e de livre hospedagem; personalização acentuada, propiciando mobilidade e liberdade para gerenciar as atividades conforme necessidade; orientação para interatividade e comunicabilidade com os colegas, professores e seguidores; interface gráfica localizada e traduzida na língua de uso comum (no caso em questão foi selecionada a búlgaro).

Outra solução interessante apontada pelas autoras foi a seleção da página Wikipédia, 2010 como complemento tendo em vista o vasto volume de informações sobre o assunto para pesquisa dos alunos.

Para além de esclarecer a construção de um PLE de forma enxuta, objetiva e funcional o texto mostra por meio de tabelas, a funcionalidade e a interatividade dos alunos no decorrer do processo de ensino aprendizagem e o quanto essa metodologia contribui para melhoria da educação.

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