quinta-feira, 17 de novembro de 2011

My PLE

A construção da representação gráfica de meu Personal Learning Environment (PLE) conduziu-me a pesquisar várias soluções que pudessem auxiliar na explicação sobre como seria na prática meu ambiente de aprendizagem pessoal. Iniciei pela leitura dos textos recomendados na UC PPEL do Mestrado MPEL5 acerca do assunto, anotei as idéias centrais, busquei na Wikipédia a definição de PLEs “são sistemas que ajudam os alunos a terem controle e a gerirem a sua aprendizagem sendo suportado pelos artefatos tecnológicos”.

Vários motores de busca foram usados no intuito de encontrar um caminho racional para desenhar o PLE de modo objetivo e funcional e encontrei no Cacoo.com elementos que permitiram a construção da representação do my ppel. Percebi o enorme avanço pelas inúmeras possibilidades trazidas pela Internet e a Web 2.0.

Selecionei um modelo composto de três conjuntos em que agrupei no primeiro conjunto nomeado de hardwares (equipamentos e móveis) necessários ao acesso à pesquisa, no segundo conjunto organizei as ferramentas que promovem o network (ring network, firiwall, earth, secure, brouser e file) e no terceiro conjunto abriguei os serviços da Web 2.0, em especial, os de uso mais frequente (delicious, diigo, twitter, facebook, google, yahoo...).



Continuei minha pesquisa acerca dos PLEs e encontrei uma solução bastante interessante a qual simulei uma segunda construção de PLE, porém com outras possibilidades de recursos oferecidos pelo Symbaloo. Após a organização de meu ambiente de aprendizagem pessoal fiz um print screen da página principal e achei interessante divulgar nesse espaço.











Bibliografia Anotada

2º Texto: Ambientes de Aprendizagem Personalizada dirigidos a adultos emergentes para ultrapassar as fronteiras ao conhecimento entre esferas de actividade.
Autores: Elvis Mazzoni e Pietro Gaffuri
http://www.elearningeuropa.info/pt/article/Ambientes-de-Aprendizagem-Personalizada-dirigidos-a-adultos-emergentes-para-ultrapassar-as-fronteiras-ao-conhecimento-en
(postado - 30/09/2009 e acessado - 10/11/2011)

A minha escolha por esse segundo texto deveu-se a motivação pela continuidade da minha pesquisa acerca da importância dos PLEs na aprendizagem dos adultos e também para complementar o trabalho proposta na UC PPEL do Mestrado MPEL5.

Os autores abordam a importância da organização de um ambiente de aprendizagem personalizada suportada pelos artefatos da Web 2.0 para apoiar a aprendizagem de adultos. Fazem uma delimitação da idade adulta emergente como um período de transição entre a idade adolescente e a idade adulta, momento em que surgem uma avalanche de novas formas de relacionamento e necessidade de construção de novos conhecimentos para atuar no mundo do trabalho. Assim sendo, faz-se necessário a organização de uma plataforma em que o indivíduo possa recorrer ao longo de sua vida em busca do saber para empregá-lo em sua vida.

O texto aborda a constante renovação dos conhecimentos tendo em vista a revolução tecnológica e as inovações surgidas nos últimos tempos conduzindo a novos modos de ensinar e aprender bem como de relacionar-se em busca de novas amizades e manutenção das já construídas, e para isso, os autores em questão, buscam entendimento nos estudos de Steinfilled, Ellison & Lampe, 2008, e nas contribuições de Connolly, Furman & Konarksi, 2000 e Montogomery, 2005.

Ao longo do texto, os autores fazem referências as contribuições e diferenças entre a Web 1.0 e a Web 2.0 na usabilidade comunicacional e o quanto que os artefatos da Web 2.0 como wikis, bloguese outros podem possibilitar o gestão da própria aprendizagem.

Bibliografia Anotada

1º Texto: Envolvendo os alunos na gestão da sua própria aprendizagem
Autora: Malinka Ivanova & Tatyana Ivanova - Profª da Universidade Técnica - Sofia
http://www.elearningeuropa.info/pt/article/Envolver-os-estudantes-na-gest%C3%A3o-da-sua-pr%C3%B3pria-aprendizagem (postado - 21/09/2010 e acessado - 18/10/ 2011)

As autoras abordam a importância de se desenvolver habilidades e competências para gerir o próprio estudo. Faz referência a urgência, da Universidade, dotar seus estudantes de ferramentas que promovam o aprendizado ao longo da vida no sentido de manter-se atualizado no percurso da carreira. Cita a experiência de aprendizagem de usar a página Netvibes e as vantagens da utilização desse recurso no contexto das estratégias de ensino e solução técnica, implementando um modelo para comunicação entre o Sistema de Gestão da Universidade Learning Management System (LMS) e Personal Learning Environment (PLE).

O texto aborda o acompanhamento da construção do PLE pelos estudantes de Ciência da Computação e Eletrônica em que verifica-se o uso do Netvibes no contexto de aprendizagem de modo a buscar nessa ferramenta, contribuições para facilitar a gestão dos estudos.

As autoras deixam claro que um PLE precisa fornecer ferramentas necessárias à construção da aprendizagem autodirigida, bem como à facilidade de interação entre os membros em questão.

Quanto à relação do PLE e o Netvibes é tão somente para facilitar o trabalho do aluno quanto à seleção das soluções da Web 2.0 no que tange aos aspectos de aprendizagem.

Fica evidente que para definir uma plataforma de PLE como extensão do LMS é necessário método e organização, contendo elementos nomeadamente fundamentais como: quadro Mashable (variedade de software); aplicativos online de fácil acesso e de livre hospedagem; personalização acentuada, propiciando mobilidade e liberdade para gerenciar as atividades conforme necessidade; orientação para interatividade e comunicabilidade com os colegas, professores e seguidores; interface gráfica localizada e traduzida na língua de uso comum (no caso em questão foi selecionada a búlgaro).

Outra solução interessante apontada pelas autoras foi a seleção da página Wikipédia, 2010 como complemento tendo em vista o vasto volume de informações sobre o assunto para pesquisa dos alunos.

Para além de esclarecer a construção de um PLE de forma enxuta, objetiva e funcional o texto mostra por meio de tabelas, a funcionalidade e a interatividade dos alunos no decorrer do processo de ensino aprendizagem e o quanto essa metodologia contribui para melhoria da educação.