quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bibliografia Anotada

2º Texto: Ambientes de Aprendizagem Personalizada dirigidos a adultos emergentes para ultrapassar as fronteiras ao conhecimento entre esferas de actividade.
Autores: Elvis Mazzoni e Pietro Gaffuri
http://www.elearningeuropa.info/pt/article/Ambientes-de-Aprendizagem-Personalizada-dirigidos-a-adultos-emergentes-para-ultrapassar-as-fronteiras-ao-conhecimento-en
(postado - 30/09/2009 e acessado - 10/11/2011)

A minha escolha por esse segundo texto deveu-se a motivação pela continuidade da minha pesquisa acerca da importância dos PLEs na aprendizagem dos adultos e também para complementar o trabalho proposta na UC PPEL do Mestrado MPEL5.

Os autores abordam a importância da organização de um ambiente de aprendizagem personalizada suportada pelos artefatos da Web 2.0 para apoiar a aprendizagem de adultos. Fazem uma delimitação da idade adulta emergente como um período de transição entre a idade adolescente e a idade adulta, momento em que surgem uma avalanche de novas formas de relacionamento e necessidade de construção de novos conhecimentos para atuar no mundo do trabalho. Assim sendo, faz-se necessário a organização de uma plataforma em que o indivíduo possa recorrer ao longo de sua vida em busca do saber para empregá-lo em sua vida.

O texto aborda a constante renovação dos conhecimentos tendo em vista a revolução tecnológica e as inovações surgidas nos últimos tempos conduzindo a novos modos de ensinar e aprender bem como de relacionar-se em busca de novas amizades e manutenção das já construídas, e para isso, os autores em questão, buscam entendimento nos estudos de Steinfilled, Ellison & Lampe, 2008, e nas contribuições de Connolly, Furman & Konarksi, 2000 e Montogomery, 2005.

Ao longo do texto, os autores fazem referências as contribuições e diferenças entre a Web 1.0 e a Web 2.0 na usabilidade comunicacional e o quanto que os artefatos da Web 2.0 como wikis, bloguese outros podem possibilitar o gestão da própria aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário