quinta-feira, 17 de novembro de 2011

My PLE

A construção da representação gráfica de meu Personal Learning Environment (PLE) conduziu-me a pesquisar várias soluções que pudessem auxiliar na explicação sobre como seria na prática meu ambiente de aprendizagem pessoal. Iniciei pela leitura dos textos recomendados na UC PPEL do Mestrado MPEL5 acerca do assunto, anotei as idéias centrais, busquei na Wikipédia a definição de PLEs “são sistemas que ajudam os alunos a terem controle e a gerirem a sua aprendizagem sendo suportado pelos artefatos tecnológicos”.

Vários motores de busca foram usados no intuito de encontrar um caminho racional para desenhar o PLE de modo objetivo e funcional e encontrei no Cacoo.com elementos que permitiram a construção da representação do my ppel. Percebi o enorme avanço pelas inúmeras possibilidades trazidas pela Internet e a Web 2.0.

Selecionei um modelo composto de três conjuntos em que agrupei no primeiro conjunto nomeado de hardwares (equipamentos e móveis) necessários ao acesso à pesquisa, no segundo conjunto organizei as ferramentas que promovem o network (ring network, firiwall, earth, secure, brouser e file) e no terceiro conjunto abriguei os serviços da Web 2.0, em especial, os de uso mais frequente (delicious, diigo, twitter, facebook, google, yahoo...).



Continuei minha pesquisa acerca dos PLEs e encontrei uma solução bastante interessante a qual simulei uma segunda construção de PLE, porém com outras possibilidades de recursos oferecidos pelo Symbaloo. Após a organização de meu ambiente de aprendizagem pessoal fiz um print screen da página principal e achei interessante divulgar nesse espaço.











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