terça-feira, 1 de novembro de 2011

Papel do Professor em Contexto Online

As contribuições de CASTELLS, (1999) em Sociedade em Rede o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mudam a relação entre professor e aluno e imprimem novo ritmo no contexto educacional. No novo cenário, a prática docente transpõe os limites de sala de aula e até geográficos, de modo que professores e alunos não precisam estar, ao mesmo tempo, em um mesmo espaço para que se constitua um ambiente de ensino aprendizagem estimulante e interativo.

Na Era da Informação faz-se necessário repensar o que afirma Castells (2001) “a cultura da virtualização real” se faz presente, o agora e não mais o daqui a algum tempo, como foi antes do surgimento da Internet. É salutar entender que contribuições da Cibercultura LEVY (1999), podem trazer para o ambiente educacional no intuito de desenvolver habilidades e competências necessárias aos estudantes do século XXI, de modo que os mesmos extrapolem os muros escolares e produzam os seus saberes.

As reflexões anteriores remetem ao repensar do processo educacional, em especial seus ambientes de aprendizagem e no papel do professor que atuará no novo contexto.Assim, no novo ambiente o professor precisa organizar o processo ensino aprendizagem, estimular, orientar, apoiar a aprendizagem contínua, antecipar dúvidas, propor previamente alternativas, construir textos e atividades de tal modo que, sem a presença do professor, o aluno se torne capaz de gerenciar sua aprendizagem, num processo de autonomia, criticidade e criatividade para construir e compartilhar novos conhecimentos.


Nesse contexto, Garrison, Anderson e Archer (2000) propõem o modelo “Comunidade de Investigação” para estudar a aprendizagem colaborativa. O modelo preconizado por Garrison et al. (2000) possui três componentes, sendo o primeiro componente, a Presença Cognitiva, delineada pelo desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico através de comunicação dialógica e a condição dos alunos serem capazes de construir e confirmar significado através da reflexão e do discurso sustentado. O segundo componente, a Presença Social, é a capacidade dos participantes de um determinado grupo projetarem suas características pessoais e apresentarem-se para os outros participantes. O terceiro componente, a Presença de Ensino, atribuídas aos professores nos ambientes educacionais.


Assim sendo, as instituições de ensino, ao organizarem seus cursos precisam compreender os meandros de um novo modo de aprender a aprender e, desse modo, tornar o processo educativo interessante, instigador e profícuo, capaz de formar pessoas com habilidades e competências necessárias à contemporaneidade.

O papel do professor online é muito mais o de facilitar, mediar, motivar o processo de ensino aprendizagem, em que o aluno constrói o seu próprio saber em colaboração com seus colegas que estão fisicamente distantes, porém conectados em rede, do que simplesmente o transmissor de conhecimentos como na sociedade passada. Por isso, é fundamental que o professor, o aluno e outros atores de um curso online, sejam orientados no que se refere ao novo comportamento que deverá assumir no que tange aos estudos. Faz-se necessário informá-los do que se espera de cada um no processo para que se concretizem, efetivamente, os objetivos da aprendizagem

Moore (1993) estabeleceu o conceito de distância transacional como sendo o espaço psicológico e comunicacional que surge com separação de alunos e professor na educação à distância. A separação entre professor e alunos conduz a padrões especiais de comportamento que afetam profundamente o ensino e a aprendizagem. Faz surgir um espaço psicológico e comunicacional a ser transposto, com grande potencial de mal-entendidos entre as intervenções de professor e alunos.

Salmon (2000) define algumas caraterísticas do e-professor, como sendo: um excelente professor, que apresenta conhecimento suficiente do assunto, com isso transmite entusiasmo para os alunos e motiva a aprendizagem, tem um conjunto de atividades de aprendizagem à sua disposição para orquestrar, motivar e avaliar a construção do saber de forma eficaz, apresenta habilidade técnica para navegar no mundo virtual e assim, contribuir de modo eficaz no contexto online.


Como reflexão, esse estudo tenta apresentar as implicações que o professor enfrenta no contexto online e para isso, precisa mudar paradigmas em relação ao processo ensino aprendizagem. O presente estudo não se encerra com a finalização dessa reflexão, faz-se necessário continuar pesquisando sobre a atuação do professor no contexto online, bem como as implicações desse contexto com vistas ao aperfeiçoamento do processo educativo nessa modalidade de ensino aprendizagem.


Referências Bibliográficas

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p 244. 2001.

GARRISON, DR, Anderson, T., & Archer, W. (2000). Investigação crítica em um ambiente baseado em texto: A conferência por computador no ensino superior. A Internet e Ensino Superior, 2 (2-3), 87-105.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro:1993, p. 34.

______. Cibercultura. São Paulo.1999.
MOORE, Michel e KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: Uma visão integrada. Editora Thomson Learning. São Paulo. 2007.

SALMON, Gilly (2000). E-Moderating: the key to teaching and learning online. London: Kogan Page.
SALMON, Gilly (2002). Modelling the craft of the e-moderator. European Journal ofEngineering for Information Society Applications 4(3).

domingo, 30 de outubro de 2011

Twitter: reflexão pessoal sobre sua usabilidade e interação


Conhecia o Twitter, superficialmente, através de espiadelas no computador de minha filha e fiquei surpresa quando uma das UC do Mestrado Pedagogia e-Learning o propôs como uma ferramenta no processo ensino aprendizagem. Na primeira semana de estudo entrei quase em alfa, pois não sabia operacionalizá-lo e observava uma infinidade de pessoas postando mensagens e eu nada...o tempo foi passando e fui estudando o referencial sugerido “Twitter passo-a-passo” as coisas foram clareando.

Percebi que o Twitter é um microblog podendo ser uma versátil e inteligente rede social, devido possibilitar a partilha de assuntos variados de forma instantânea e sem fronteiras em apenas cento e quarenta caracteres. De conversas sem nexos a sérias campanhas de lançamentos de produtos e campanhas políticas, bem como aprofundamento de conteúdos educacionais, pesquisas e outros, o Twitter desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone vem ganhando adeptos no mundo inteiro. É de fácil manuseio, exige apenas que o usuário apresente conhecimentos básicos de navegação na Internet, no mais o twitteiro aprenderá buscando informações nos diversos motores de busca como por exemplo: http://toprenda.net/2011/08/como-usar-twitter/.

O Twitter apresenta-se como uma ferramenta interessantíssima no contexto profissional tendo em vista o acesso rápido ao conhecimento, a partilha de assuntos e a rapidez de circulação de informação de modo que os colaboradores de instituições, empresa, organizações e outros sejam informados constantemente sobre os assuntos de interesse comum.

O Twitter e outras redes sociais

a) Facebook fundado em 2004 e considerado a maior rede social do mundo com uma interface inteligente e bem organizada, devido a suas várias funcionalidades, permite que os usuários organizem seus conteúdos em álbuns sendo de fotos, vídeos, eventos e outros. O Facebook integra varias outras redes sociais como o próprio Twitter e permite registrar mensagem sem a restrição dos “cento e quarenta caracteres para dizer o que está fazendo no momento”, assim como o Twitter.

b) Orkut bastante popular no Brasil é uma rede de relacionamentos que tem como objetivo, ajudar seus usuários a criar novos amigos, manter relacionamentos e interesses em comum. Nele o usuário cria seu perfil pessoal e compartilha suas músicas, fotos, vídeos, registra e envia mensagens aos amigos.

c) MySpace estreado oficialmente no Brasil em 2007, o MySpace funciona semelhante ao Orkut, porém com mais opções de privacidade, layout, vários aplicativos, blogs, album de fotos e imagens ou salvar galeria de fotos no seu perfil, disponibilidade para upload de videos diretamente para o MySpace. Permite participar de fóruns e outras atividades interessantes.

d) LinkedIn, considerada a maior rede profissional do mundo na internet, desde 4 de agosto de 2011, com mais de 120 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios, permite encontrar pessoas, amigos e principalmente colaborador adequado à vaga de trabalho, partilhar trabalhos escolares, aprofundar conhecimentos, pesquisa e outros. Suas ferramentas são de fácil manuseio e bastante abrangentes. Permite integração entre outras redes.

Após a viagem pelas redes sociais e sob a orientação do professor Paulo Simões e interatividade com os colegas do curso foi possível conhecer ferramentas como HootSuite , que permite monitorar palavras-chave, gerenciar o Twitter múltiplas, Facebook, LinkedIn, Foursquare, Ping.fm e WordPress perfis, mensagens de programação, e outros. Ainda não finalizei minha pesquisa quanto às possibilidades e funcionalidades dessa ferramenta, mas foi possível perceber que é fantástica.

Assim como a HootSuite, a Scoop. It também permite aprender com os pares. É uma ferramenta muito interessante que possibilita organizar blogues numa mesma página e o Delicious armazenar endereços URL de interesse entre outros.

Balanço final percurso aprendizagem

O advento da Internet na última década do século XX mudou paradigmas e provocou mudanças no modo de ensinar e aprender, assim é fundamental conhecer os novos ambientes de aprendizagens, as ferramentas virtuais, como ocorre o processo ensino-aprendizagem, os recursos tecnológicos necessários, infra-estrutura de apoio, o material didático para novas mídias, objetos de aprendizagens, comunicação e interação bem como o sistema de avaliação. E nesse sentido, expresso que no decorrer das quatro semanas de estudos propostos pela UC Ambientes Virtuais de Aprendizagem do MPEL05 construi conhecimentos bastantes significativos para minha prática pedagógica e futuras pesquisa na área de EaD.

Esse estudo não cessa por aqui percebo que está apenas começando pela enormidade do cenário virtual, outras aprendizagens serão construídas no decorrer da usabilidade das ferramentas já incorporadas.

Referências Bibliográficas

BOUCHARD, P. Autonomia e distância transacional na formação a distância. In: ALAVA, S. (Org.). Ciberespaço e formações abertas. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em Rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura – Volume 1. São Paulo: Paz & Terra, 2002.
Guia Twitter passo-a-passo http://pedromolopes.blogspot.com
MARTINHO, Cássio Redes: Uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. WWF Brasil, Usaid, REBEA, REPEA. disponível em http://www.wwf.org.br 20 de agosto de 2011.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Comunidades virtuais: um fenômeno na sociedade do conhecimento. São Paulo: Érica, 2002.