domingo, 19 de junho de 2011

Rede de relacionamento: autenticidade e transparência

Não é novidade que estamos vivendo numa aldeia global conectados por milhões de máquinas capazes de nos tornar pertencentes ao admirável mundo virtual, algo semelhante ao que escreve Huxley em seu livro “Brave New World” em 1932, que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente, e condicionadas psicologicamente, a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas.
A comparação entre o mundo descrito por Huxley e o mundo virtual que ora se descortina aos nossos olhos, é que ambos assustam pela dimensão e capacidade de manipulação de pessoas. Hoje, é difícil saber quem é quem num relacionamento pessoal e profissional devido à facilidade que pessoa encontra para assumir diferentes personagens a todo instante.
Os meios de comunicação trazem uma infinidade de informações que conduzem às pessoas adotarem padrões comportamentais dos mais diversos tipos, influenciados pela propaganda apelativa, muitas vezes digna de arrepios, tendo em vista a mistura da realidade e ficção, pois é comum as pessoas variarem seu modo de vida de acordo com que se imagina ser.
Nesse contexto, vale destacar a condição de autenticidade e transparência nos relacionamentos sociais. Mas afinal, o que é ser autêntico e transparente numa rede social?
Segundo a psicóloga-clínica Ana Lúcia Pereira, “o indivíduo que faz uso da autenticidade não nega os sentimentos que experimenta, estando disposto a expressá-los abertamente. Essa postura faz com que consiga relacionar-se com as outras pessoas de maneira real, abrindo mão das aparências e fachadas estabelecidas pelos protocolos e formalidades socialmente impostos. Afinal, ser autêntico, portanto, significa ser real e genuíno”.

A pesquisa sobre autenticidade revela o quanto ser autêntico pode ser importante para a própria felicidade e bem-estar de uma pessoa, ressalta Amy Canevello, psicóloga da Universidade de Michigan. A pesquisadora destaca a importância do estudo, já que sugere que os benefícios da autenticidade podem atingir as pessoas em um relacionamento, propiciando a construção efetiva da relação.

Alguns motivos para praticar a autenticidade e transparência na rede social
•encontrar pessoas e fazer boas amizades;
•empreender um grande negócio;
•formar carteira de clientes importantes;
•fidelizar e prospectar clientes;
•buscar informações fidedignas para atingir objetivos;
•liderar pessoas que trabalham na equipe e atingir resultados;
•reduzir custos efetivos na empresa.
•buscar diversão e lazer;
•exercitar a memória;
•fazer bons cursos e aprender a ser e conviver numa sociedade em rede;
•participar de uma sociedade virtual responsável e preocupada com a essência do indivíduo.

Fonte de consulta:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Admir%C3%A1vel_Mundo_Novo
http://1mais1maiorque2.com.br/cases/como-autenticidade-e-transparencia-renderam-a-natura-1-milhao-de-consultoras/