Objetos de Aprendizagem


Objetos de aprendizagem escolhidos para atividade - Temática II: Seleção e Utilização de Recursos Educacionais Abertos

•aquário virtual
•o que fazer em casos de incêndio

Objeto 1: Critérios de escolha sobre o objeto de aprendizagem
Aquário virtual

•oferece um rol de seres marinhos que podem ser introduzidos no aquário, em maior ou menor quantidade. Dentre as espécies oferecidas encontram-se seres autótrofos e heterótrofos, ou seja, produtores, consumidores ou decompositores, com diferentes níveis de resistência ao pH, temperatura, luz e concentração salina da água, além de diferentes necessidades alimentares e tolerância à quantidade de detritos;
•simula e permite examinar o equilíbrio dinâmico das inter-relações entre os fatores bióticos e abióticos, deste ecossistema marinho;
•trabalha o conceito fundamental de ecossistema com as relações equilibradas entre os seres e entre eles e o meio em que vivem;
•possibilita a compreensão sobre o fluxo de energia e o ciclo da matéria que acontece ao longo das cadeias e teias alimentares e sobre o equilíbrio biológico como dinâmico;
•favorece a avaliação sobre os efeitos positivos ou negativos do meio sobre os seres vivos;
•promove o uso da mídia digital no processo ensino-aprendizagem.

Modo como poderá ser usado esse objeto de aprendizagem

O objeto de aprendizagem aquário virtual poderá ser usado em turmas de alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental de modo interdisciplinar com outras disciplinas num projeto sobre Meio Ambiente, Não há necessidade de adaptações no objeto e poderá ser usado como recurso para incentivar o uso das mídias digitais no processo ensino-aprendizagem.

Endereço onde encontrar o objeto de aprendizagem
http://mdmat.mat.ufrgs.br/acqua/


Objeto 2: Critérios de escolha sobre o objeto de aprendizagem
O que fazer em caso de incêndio


•orienta sobre a escolha do tipo de extintor adequado para apagar cada foco de fogo;
•demonstra como funcionam os extintores para apagar focos de incêndio produzidos por certos materiais como madeira, papéis, porém podem ser extremamente perigosos ao serem usados para apagar focos de incêndio produzidos por compostos químicos (como o sódio metálico da simulação) ou por equipamentos elétricos, já que produzem reações completamente contrárias às esperadas;
•mostra o motivo por que não se deve usar água em energia elétrica, condutora de energia; óleo e combustíveis líquidos, aumenta volume e esparrama; o sal pode reagir explodindo se atingido por água;
•trabalha a conscientização sobre preocupação com prevenção de incêndios;
•promove o uso da mídia digital no processo ensino-aprendizagem.

Modo como poderá se usado esse objeto de aprendizagem

O objeto de aprendizagem “o que fazer nos casos de incêndio” poderá ser usado em turmas de alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental de modo interdisciplinar com outras disciplinas num projeto sobre prevenção de incêndio, Não há necessidade de adaptações no objeto e poderá ser usado como recurso para incentivar o uso das mídias digitais no processo ensino-aprendizagem.

Endereço de onde encontrar o objeto de aprendizagem
http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_incendio.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário