terça-feira, 1 de novembro de 2011

Papel do Professor em Contexto Online

As contribuições de CASTELLS, (1999) em Sociedade em Rede o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mudam a relação entre professor e aluno e imprimem novo ritmo no contexto educacional. No novo cenário, a prática docente transpõe os limites de sala de aula e até geográficos, de modo que professores e alunos não precisam estar, ao mesmo tempo, em um mesmo espaço para que se constitua um ambiente de ensino aprendizagem estimulante e interativo.

Na Era da Informação faz-se necessário repensar o que afirma Castells (2001) “a cultura da virtualização real” se faz presente, o agora e não mais o daqui a algum tempo, como foi antes do surgimento da Internet. É salutar entender que contribuições da Cibercultura LEVY (1999), podem trazer para o ambiente educacional no intuito de desenvolver habilidades e competências necessárias aos estudantes do século XXI, de modo que os mesmos extrapolem os muros escolares e produzam os seus saberes.

As reflexões anteriores remetem ao repensar do processo educacional, em especial seus ambientes de aprendizagem e no papel do professor que atuará no novo contexto.Assim, no novo ambiente o professor precisa organizar o processo ensino aprendizagem, estimular, orientar, apoiar a aprendizagem contínua, antecipar dúvidas, propor previamente alternativas, construir textos e atividades de tal modo que, sem a presença do professor, o aluno se torne capaz de gerenciar sua aprendizagem, num processo de autonomia, criticidade e criatividade para construir e compartilhar novos conhecimentos.


Nesse contexto, Garrison, Anderson e Archer (2000) propõem o modelo “Comunidade de Investigação” para estudar a aprendizagem colaborativa. O modelo preconizado por Garrison et al. (2000) possui três componentes, sendo o primeiro componente, a Presença Cognitiva, delineada pelo desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico através de comunicação dialógica e a condição dos alunos serem capazes de construir e confirmar significado através da reflexão e do discurso sustentado. O segundo componente, a Presença Social, é a capacidade dos participantes de um determinado grupo projetarem suas características pessoais e apresentarem-se para os outros participantes. O terceiro componente, a Presença de Ensino, atribuídas aos professores nos ambientes educacionais.


Assim sendo, as instituições de ensino, ao organizarem seus cursos precisam compreender os meandros de um novo modo de aprender a aprender e, desse modo, tornar o processo educativo interessante, instigador e profícuo, capaz de formar pessoas com habilidades e competências necessárias à contemporaneidade.

O papel do professor online é muito mais o de facilitar, mediar, motivar o processo de ensino aprendizagem, em que o aluno constrói o seu próprio saber em colaboração com seus colegas que estão fisicamente distantes, porém conectados em rede, do que simplesmente o transmissor de conhecimentos como na sociedade passada. Por isso, é fundamental que o professor, o aluno e outros atores de um curso online, sejam orientados no que se refere ao novo comportamento que deverá assumir no que tange aos estudos. Faz-se necessário informá-los do que se espera de cada um no processo para que se concretizem, efetivamente, os objetivos da aprendizagem

Moore (1993) estabeleceu o conceito de distância transacional como sendo o espaço psicológico e comunicacional que surge com separação de alunos e professor na educação à distância. A separação entre professor e alunos conduz a padrões especiais de comportamento que afetam profundamente o ensino e a aprendizagem. Faz surgir um espaço psicológico e comunicacional a ser transposto, com grande potencial de mal-entendidos entre as intervenções de professor e alunos.

Salmon (2000) define algumas caraterísticas do e-professor, como sendo: um excelente professor, que apresenta conhecimento suficiente do assunto, com isso transmite entusiasmo para os alunos e motiva a aprendizagem, tem um conjunto de atividades de aprendizagem à sua disposição para orquestrar, motivar e avaliar a construção do saber de forma eficaz, apresenta habilidade técnica para navegar no mundo virtual e assim, contribuir de modo eficaz no contexto online.


Como reflexão, esse estudo tenta apresentar as implicações que o professor enfrenta no contexto online e para isso, precisa mudar paradigmas em relação ao processo ensino aprendizagem. O presente estudo não se encerra com a finalização dessa reflexão, faz-se necessário continuar pesquisando sobre a atuação do professor no contexto online, bem como as implicações desse contexto com vistas ao aperfeiçoamento do processo educativo nessa modalidade de ensino aprendizagem.


Referências Bibliográficas

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p 244. 2001.

GARRISON, DR, Anderson, T., & Archer, W. (2000). Investigação crítica em um ambiente baseado em texto: A conferência por computador no ensino superior. A Internet e Ensino Superior, 2 (2-3), 87-105.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro:1993, p. 34.

______. Cibercultura. São Paulo.1999.
MOORE, Michel e KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: Uma visão integrada. Editora Thomson Learning. São Paulo. 2007.

SALMON, Gilly (2000). E-Moderating: the key to teaching and learning online. London: Kogan Page.
SALMON, Gilly (2002). Modelling the craft of the e-moderator. European Journal ofEngineering for Information Society Applications 4(3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário